10/10/10

Ebenézer, até aqui nos ajudou o SENHOR - I Sm 7:12

Este até aqui representa um tempo decorrido, experiências, vivências. Quando o profeta Samuel declara: Ebenézer, até nos ajudou o SENHOR, ele está reconhecendo a presença de Deus orquestrando todos os acontecimentos de sua vida.

Observe no texto que o autor não diz “aqui” nos ajudou o SENHOR e sim, “até aqui”. O que isto significa? Na leitura que faço, percebo que a vitória do povo de Israel, não foi fruto de um momento específico, “aqui”, e sim, ao longo de uma caminhada, por meio de um processo que veio acompanhado de um conjunto de ações, hábitos e atitudes, fruto da ação humana, “até aqui”. Isto me faz entender que a ação de Deus, na história da humanidade e especificamente na história do Seu povo, é decorrente de uma ação divina-humana.



O QUE ACONTECEU ANTES DO "EBENÉZER " E  O QUE FOI NECESSÁRIO  PARA QUE DEUS INTERVISSE?


1. Obediência e submissão ao líder. I Sm 7: 5
Há uma voz profética que ecoa no meio da congregação, uma visão sendo comunicada, um chamado. O povo ouve, entende a age e interage. O povo ouve a mensagem, decodifica a mensagem e responde positivamente a mensagem.

2. Consagração, entrega, quebrantamento, confissão de pecados.1 Sm 7: 6

Isto partiu de cada um do povo... E Samuel julgou (liderou) os filhos de Israel em Mispa. Deus fez e vai fazer muito mais, depende da nossa consagração a Ele.

 3. Reconhecimento da autoridade espiritual do  líder,  uma espécie de validação do seu ministério profético. 1 Sm 7: 7-8. 

Diante da iminência de  um ataque militar dos filisteus, o povo   de Israel sente medo e recorre ao profeta Samuel.  Ele oferece um sacrifício ao SENHOR. O cordeiro, apontava para a cruz, onde o Filho de Deus seria sacrificado séculos mais tarde. Aquele que valoriza o sacrifício de Jesus afirma o seu ministério profético diante do povo e de Deus, e continua ministrando por muitos anos. (1 Sm 7:15)


O QUE SIGNIFICA EBENÉZER?
 
  • Ebenézer foi o nome que o profeta Samuel deu ao monumento que erigiu como marco da vitória concedida por Deus aos israelitas frente aos filisteus e, significa literalmente “pedra de ajuda”.

  • Ebenézer fala da importância de nomearmos nossas conquistas, de levantarmos memoriais que apontam para Deus agindo na nossa história da humanidade. 
 
  • Ebenézer é a certeza de que os grandes feitos do Senhor jamais serão esquecidos.

  • Ebenézer é o estabelecimento de uma fonte eterna de gratidão ao Deus eterno.
 
  • Ebenézer é uma oportunidade de crescimento da fé de todos aqueles que saberão dos feitos do SENHOR por meio dos memoriais estabelecidos. 
  

Deus tem nos abençoado e nos conduzido em triunfo por meio de Cristo Jesus, até aqui, e vai continuar  fazendo isto até Sua volta (2 Co 2:14)

Pr Valmir Ferreira